"É preciso que todos os homens permaneçam seres humanos durante todo o tempo em que estiverem vivos." Simone de Beauvoir

15 de abr de 2014

Algumas curiosidades

Uma vez que envelhecemos, apresentamos perda de estatura. Por quê???
Segundo alguns autores isso se deve, principalmente, à diminuição dos arcos do pé, ao aumento das curvaturas da coluna e a uma diminuição no tamanho da coluna vertebral devido à perda de água dos discos intervertebrais decorrentes dos esforços de compressão a que são submetidos. Essa perda é de aproximadamente 1cm por década e começa a acontecer por volta dos 40 anos de idade.
Por que os cabelos ficam brancos???
O cabelo é constituídos por células modificadas da epiderme que formam a medula e o córtex. Na medula entra-se ar ou líquido e no córtex pigmentos que darão cor aos cabelos. Com o envelhecimento, a medula se enche de ar e as células do córtex perdem pigmento, resultando cabelos brancos.

E as alterações na pele???
A pele fica menos elástica por causa da alteração da elastina e ocorre diminuição da espessura da pele e do tecido subcutâneo, levando ao aparecimento das RUGAS! Também é comum uma pele áspera e seca, dessa forma, mais sujeita à lesões e infecções. E isso se deve à diminuição da atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas. Manchas hiperpigmentadas, marrons, lisas e achatadas , principalmente na face e no dorso da mão, podem aparecer devido à alterações no funcionamento dos melanócitos (células que dão cor à pele). Como a epiderme torna-se mais fina, manchas vermelhas e salientes podem aparecer aos menores traumas.

Referência: REBELATTO, J.R; MORRELI, J.G.S. Fisioterapia Geriátrica - A Prática da Assistência ao Idoso. Editora Manole; 2ª Ed. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário