"É preciso que todos os homens permaneçam seres humanos durante todo o tempo em que estiverem vivos." Simone de Beauvoir

15 de abr de 2014

Fisioterapia Geriátrica: o que é isso???

O envelhecimento é um fato natural de todo indivíduo, e envelhecer com qualidade de vida é o grande desafio. 
Esse processo pode trazer algumas conquistas pelas experiências pessoais, mas também traz algumas consequências indesejáveis, que se não tratadas, podem comprometer significativamente o bem-estar da pessoa idosa. E é aí que se destaca a fisioterapia geriátrica, atuando na prevenção, na manutenção da funcionalidade do idoso e na reabilitação, focando sempre a sua melhora na qualidade de vida.

Principais objetivos
Distanciar a probabilidade de incapacidade e oferecer melhor qualidade de vida.

Mas... como fuciona??     

A fisioterapia geriátrica utiliza-se de técnicas para melhorar a força muscular, equilíbrio, flexibilidade, postura, capacidade respiratória, dor, coordenação, marcha, entre outras alterações fisiológicas próprias do processo de envelhecimento. Dessa forma, também melhora o nível de independência do idoso para atividades do dia a dia.
A prevenção nessa fase da vida torna-se fundamental, pois o tratamento de doenças nesse período sempre é um pouco mais delicado. Porém, quando as incapacidades funcionais já estão instaladas, a fisioterapia visa a recuperação dos movimentos ou lesões. E isso requer alto grau de conhecimento profissional para proporcionar um tratamento específico e individual à pessoa idosa. 
Também é importante lembrar que é necessário a atuação da fisioterapia domiciliar para aqueles pacientes geriátricos que se encontram muito debilitados, com incapacidade de locomoção e deslocamento.

Você sabe a diferença entre Geriatria e Gerontologia?
Saiba mais: Diferença entre Geriatria e Gerontologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário